Uma dos aspectos mais interessantes que conheci sobre o currículo da Educação Básica foram os Temas Contemporâneos Transversais – TCTs e, associados a eles, os conceitos de interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Foi na Universidade, como estudante, que percebi pela primeira vez os efeitos da compartimentalização do conhecimento, quando muitas informações incompreensíveis dos primeiros semestres letivos ganharam significado ao final do curso . Porém, foi trabalhando na produção de vídeos sobre a aprendizagem que finalmente compreendi o que havia acontecido.

RAZÕES PARA TRABALHAR OS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANVERSAIS USANDO VÍDEOS
Não foi a toa que os TCTs se tornaram um dos principais fatores que motivaram meu trabalho de curadoria de vídeos na PaideiaPlay. Para mim somente a vivência dos fatos e a observação direta de fenômenos podem ser mais poderosas na abordagem dos Temas Contemporâneos Transversais que o uso de documentários e programas jornalísticos da TV de qualidade. A possibilidade de apresentar informações na forma de imagens, da maneira realista e com grande poder de envolvimento pela emoção, garante à obra audiovisual uma capacidade única de entrega de conteúdo e sensibilização.
Acrescento a estas características a tendência da narrativa audiovisual de investigar fatos e/ou fenômenos de forma detalhada, sem se esquecer do contexto. O diretor de documentários e programas educativos, procura apresentar uma ou mais informações específicas sem se esquecer da visão do todo. Essa, normalmente, é uma regra que garante sucesso ao seu trabalho. Para a educação, essa forma de abordar as informações ganha outro significado, ao quebrar as paredes dos compartimentos que, inevitavelmente tendem a ser criados na rotina do ensino.
PAIDEIAPLAY: MAIS DE 300 VÍDEOS CLASSIFICADOS POR TCT
Na PaideiaPlay selecionamos, classificamos e facilitamos o acesso e compartilhamento de mais de 300 vídeos abordando temas relacionados aos TCTs. Na nossa plataforma, o professor, com poucos cliques, pode avaliar, escolher, exibir em uma smartv ou compartilhar com os alunos (para atividades extraclasse) diretamente de seu celular. A pesquisa é facilitada, não havendo necessidade de uma longa busca na internet por vídeos de qualidade, a cada aula ou novo conteúdo. No trabalho de curadoria tivemos o cuidado de avaliar os vídeos em termos qualidade como obra audiovisual (técnica e artística), adequação ao público e indicação para cada um dos TCTs.

Além disso, as obras podem ser analisadas facilmente pelos Coordenadores Pedagógicos e/ou Gestores das escolas, que contam com um perfil de acesso a todos os vídeos, a partir de computadores ou celulares. Este recurso permite estabelecer orientações mais exatas sobre o uso coerente dos vídeos quanto à filosofia da escola e à cultura da comunidade escolar.
TRABALHANDO A INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE COM VÍDEOS
Se, por um lado, é inevitável a adoção do método disciplinar, de outro, iniciativas que permitam visões multi, inter e transdisciplinares são de grande valor para a Educação. Cito como exemplo a série de documentários “Natureza Forte”, do Canal Futura, que mostra histórias sobre a dura vida dos sertanejos na Caatinga, onde a natureza evoca os mais resistentes instintos. Cada episódio da série aborda a vida de pessoas que se reinventaram e criaram formas para garantir sua permanência no semiárido, livres da miséria e da necessidade de migração.

Os vídeos apresentam alta qualidade técnica, imagens de grande beleza e uma narrativa envolvente e recheada de informações de valor e emoção. Mostram o fenômeno climático que determina a ocorrência de secas no Nordeste Brasileiro, os mecanismos de adaptação das espécies vegetais e animais, as iniciativas humanas para vencer as dificuldades do ambiente e conservar os recursos naturais, as atividades agropecuárias adaptadas, as tecnologias adotadas e as iniciativas de busca por conhecimentos e de cooperação entre os moradores. A cada episódio, as mais diversas áreas da ciência e da tecnologia servem de base para a abordagem. São complementadas por envolventes personagens (pessoas reais) que contam como prosperaram no ambiente desafiador da caatinga, buscando a felicidade e a própria realização como cidadãos.
Os professores que utilizam a PaideiaPlay, encontram estes vídeos classificados por Unidades Temáticas e Habilidades da BNCC, nas disciplinas de Geografia e Biologia e também nos TCTs Economia e Meio Ambiente. Porém, por seu enorme potencial, a envolvente série Natureza Forte pode, como já relatado por professores, ser utilizada para sensibilizar e engajar os alunos em temas como Ciência e Tecnologia, Multiculturalismo e Cidadania e Civismo. E, ainda, para apoiar a aprendizagem de conteúdos de Ciências, História e Química.
MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO
Na PaideiaPlay, os professores encontram dezenas de séries de alta qualidade como Natureza Forte. Obras que abordam grande variedade de conteúdos, com potencial de motivar os alunos para a aprendizagem, por tratarem o conhecimento de forma contextualizada e transversal, na ótica da interdisciplinaridade e, também, da transdisciplinaridade, como pedem os TCTs.
PROJETO DE VIDA
Mais de 90 destes vídeos apresentam cursos técnicos, universitários, profissões e carreiras, agrupados no TCT Economia/Trabalho. Esta seleção oferece um enorme potencial de aplicação na preparação dos alunos para a definição dos Itinerários Formativos, no componente curricular Projeto de Vida. E embora indicados para os alunos do 1º ano do Ensino Médio, temos a confirmação de escolas que vão utilizar estes mesmos vídeos nos anos finais do Ensino Fundamental. Para mais informações sobre as séries de vídeos selecionadas pela PaideiaPlay para Projeto de Vida, clique aqui.
PARA CONCLUIR
Tive contato pela primeira vez com os conceitos de interdisciplinaridade e transdisciplinaridade no ano de 2009, ao trabalhar com a professora Ginia César Bontempo (na época estudante de Doutorado e professora de Ciências do Ensino Fundamental – atualmente professora da Universidade Federal de Viçosa). Elaboramos um curso em vídeo de formação continuada para professores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental sobre o Tema Transversal Meio Ambiente.

A professora Ginia César Bontempo, da Universidade Federal de Viçosa.
Nesta época, enquanto tomava conhecimento sobre estes conceitos tão importantes, constatei que a Educação era um tema muito mais complexo do que eu pensava. Mas constatei também que um entendimento profundo do processo de ensino e aprendizagem era o único caminho para alcançarmos uma educação de qualidade no Brasil. Foi com base nesse entendimento que, apesar de não ser educador por formação, percebi ter conhecimentos e experiência para instrumentalizar o uso rotineiro e sistematizado de obras audiovisuais na Educação Básica, o que realizei com a criação da PaideiaPlay.
Muito aproveitador ….e aprendizado
CurtirCurtir
É difícil para as escolas e para os professores fazerem a abordagem dos Temas Contemporâneos Transversais. Já usei vídeos e sei que ajudam muito. O problema é encontrar bons vídeos na rotina corrida de trabalho. Felicito pela iniciativa da PaideiaPlay.
CurtirCurtir