PLATAFORMAS DE IA DE USO GRATUITO PARA EDUCADORES

Desde o lançamento do ChatGPT, o termo inteligência artificial (IA) vem dominando os noticiários sobre tecnologia e também as buscas na internet:

O ChatGPT é um chatbot, ou seja, uma plataforma que conta com um software baseado em inteligência artificial que tem a capacidade de manter uma conversa por texto em tempo real com seus usuários.

  • A sigla GPT vem de Generative Pre-trained Transformer, que podemos traduzir para o português como um “transformador generativo pré-treinado”.
  • Trata-se de uma tecnologia baseada em aprendizagem de máquina, treinada em uma grande quantidade de dados e que é capaz de gerar conteúdo de forma criativa, na forma de texto (ou imagens), usando linguagem natural e de forma preditiva como se fosse um ser humano.

IA além do Chat GPT

Mas, apesar de ser uma modalidade de IA, o ChatGPT passou a ser visto praticamente como sinônimo Inteligência Artificial. Milhares de textos têm sido publicados misturando nas análises o lançamento do ChatGPT (e mais recentemente do Bard) e as potencialidades da IA, citando as inúmeras tarefas que ela pode executar.

O problema é que isto tem causado confusão, inclusive entre os profissionais da educação – professores, coordenadores pedagógicos e diretores. E é isto que vamos esclarecer neste texto.

IA nas escolas

Primeiro é preciso lembrar que a inteligência artificial (IA) já é usada em escolas: sistemas de aprendizagem adaptativa e de avaliação automatizada, as ferramentas de gestão escolar, captação e fidelização de alunos, entre outras tecnologias têm sido usadas pelas escolas há vários anos.

Não existiam, entretanto, ferramentas de inteligência artificial para uso do professor (e de outros profissionais da educação), que pudessem ser acessadas individualmente e sem custos como ferramenta de apoio na elaboração de aulas e atividades.

Isto até o lançamento do ChatGPT, do Bard e do Dall-E, três plataformas de IA generativas disponibilizadas gratuitamente na internet e que podem ser usadas como ferramenta de apoio ao trabalho dos educadores.

O que os educadores podem usar gratuitamente

O termo IA generativa significa tratar-se de uma plataforma ferramenta capaz de gerar conteúdos com base em informações com bom nível de confiabilidade, colhidas da própria internet:

Este site é capaz de gerar imagens realistas a partir de descrições textuais. *

  Logo do Bard   Logo do ChatGPT

Estes sites são capazes de gerar de forma quase instantânea textos praticamente indistinguíveis do texto escrito por humanos, contendo informações de todas as áreas do conhecimento.

Utilidades para os professores

Analisando a função das três plataformas, notamos que, embora elas sejam ferramentas poderosas que podem ajudar muito a quem trabalha com ensino, existem funções para as quais elas não foram feitas. Os professores, coordenadores pedagógicos e diretores devem encará-las como:

  • Um poderoso assistente pessoal/profissional gratuito;
  • Uma ferramenta capaz de ajuda-los em tarefas relacionadas à redação de textos de todos os tipos (eles produzem textos conforme o direcionamento dado pelo usuário e, inclusive podem revisar, reescrever ou traduzir textos prontos);
  • Facilita pesquisas sobre qualquer tema (com valor científico, usando exemplos práticos e fazendo sugestões de abordagens), preparação de aulas e apresentações ilustradas.

As possibilidades de uso principalmente do Bard e do ChatGPT, como vimos, são amplas e, certamente, se tornarão muito úteis à medida em que os educadores se habituem a utilizá-los. Mas, será sempre bom lembrar que estes chatbots inteligentes são uma das ferramentas de inteligência artificial disponíveis cujo uso está limitado à forma como recebem dados, ou seja, por escrito:

  • Não há possibilidade de integração com outras plataformas ou softwares e também não é possível inserir nem processar dados de planilhas, gráficos ou imagens.
  • Chatbots não controlam a presença dos alunos, não aplicam provas e nem fazem avaliações.
  • Podem, sim, elaborar avaliações a partir das instruções do professor e até avaliar as respostas dos alunos, desde que elas sejam digitadas (ou copiadas) diretamente na plataforma.

E um último aspecto importante: as três ferramentas de IA às quais nos referimos, além de gratuitas, tem duas características muito importantes: são muito fáceis de usar e mantem arquivadas as interações feitas com o usuário. Isso faz com que a comunicação seja cada vez mais fluída e as possibilidades de uso cada vez mais amplas.

Uso pessoal x uso profissional

Para terminar, uma reflexão: ChatGPT, Bard e DALL-E são ferramentas que podem ser adotadas para uso pessoal dos educadores. Logo, serão de uso independente da escola, ou seja, uma iniciativa do profissional que permite ao profissional trabalhar mais e melhor, no seu tempo e no seu estilo. E que também pode ser usada para fins pessoais. Não deixe de conhecê-las e de aprender a utilizá-las.

Nos próximos posts vamos detalhar o uso de cada uma destas plataformas.

* ATUALIZAÇÃO: O DALL-E 2, infelizmente e surpreendentemente, foi descontinuado pela OpenAI em 21 de fevereiro de 2024, deixando como opção, o DALL-E 3 para usuários pagantes do ChatGPT Plus.

Entretanto, outros sites de geração de imagens, de uso gratuito, surgiram. Entre eles vale destacar o Canva. Clique aqui para conhecer.


Quer saber mais sobre IA para educadores, acesse os posts:

PROIBIÇÃO DO CELULAR NAS ESCOLAS: UMA OPORTUNIDADE PARA REFLETIR SOBRE USO DA TECNOLOGIA

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA EDUCADORES

PLATAFORMAS DE IA DE USO GRATUITO PARA EDUCADORES

O CHATGPT POR ELE MESMO: uma entrevista sobre seu uso na educação por professores, coordenadores pedagógicos e diretores.

O GEMINI POR ELE MESMO: uma entrevista para professores, coordenadores pedagógicos e diretores escolares conhecerem mais a Inteligência Artificial

Leia artigos sobre o uso de audiovisuais na educação na página: Vídeos e Aprendizagem.