TURBINANDO O STEAM EM SUA ESCOLA COM VÍDEOS: ESTRATÉGIAS DE IMPLEMENTAÇÃO

A integração do STEAM ao processo de ensino e aprendizagem tem sido um grande desafio para as escolas. É comum ouvir educadores preocupados com a própria falta de formação e/ou segurança para trabalhar de forma aprofundada temas como Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Outros, embora se entusiasmem com estes temas, lamentam a dificuldade de encontrar formas de envolver alunos nos conceitos do STEAM.

Neste texto, você verá que o vídeo é uma ferramenta fantástica para ajudar professores e alunos a explorarem as áreas do STEAM. Verá também que, se promover o envolvimento dos alunos com a metodologia STEAM depende de recursos inspiradores, poucos recursos têm esta qualidade quanto bons documentários, programas jornalísticos sobre ciência e tecnologia e vídeos didáticos sobre as diversas áreas do conhecimento.

RECURSOS QUE SE COMPLEMENTAM

A metodologia STEAM tem por objetivo desenvolver o pensamento crítico, a capacidade de resolver problemas, a criatividade e habilidades de comunicação dos alunos. Os vídeos atendem esta demanda, auxiliando na implementação do STEAM nas Escolas ao proporcionarem aos alunos acesso a fontes de informação e ao promoverem questionamentos sobre o mundo em que vivemos. Ao mesmo tempo, o STEAM tem como objetivo promover o senso de curiosidade. Os vídeos também ajudam neste aspecto, por serem ferramentas capazes de turbinar a metodologia porque, usando narrativas envolventes, ajudam os alunos a identificar novos interesses e a se tornarem pensadores críticos.

UTILIZE A PAIDEIAPLAY PARA ENVOLVER E INSPIRAR OS ALUNOS COM STEAM

  • Para tornar o aprendizado de ciências e matemática mais envolvente, utilize centenas de vídeos selecionados pela PaideiaPlay como ferramentas de aprendizagem, aumentando muito a qualidade dos conteúdos oferecidos.
  • Ajude os alunos da sua escola a estabelecerem conexões com a realidade em seu aprendizado de ciências e matemática. Garanta acesso às centenas de programas educativos e de jornalismo indicados pela PaideiaPlay, que oferecem abordagens interdisciplinares e uma visão mais ampla e contextualizada do mundo real.
  • Aproveite os conteúdos audiovisuais mapeados pelo currículo pela PaideiaPlay e direcione-os para uso específico na metodologia STEAM, tanto para o Ensino Fundamental 2 como para o Ensino Médio.  E utilize-os para facilitar a aprendizagem por projetos e/ou outras metodologias baseadas em investigação.
  • Se sua escola tem a PaideiaPlay, os professores podem acessar, selecionar, marcar, assistir com os alunos ou compartilhar com eles mais de mil títulos disponibilizados online, abordando direta ou indiretamente (de forma interdisciplinar) ciências, matemática, tecnologia e artes. Podem, ainda, selecionar os vídeos de seu interesse livremente ou entre as dezenas de títulos agrupados em cada Unidade Temática/Objetos de Conhecimento e/ou Habilidade da BNCC, além de integrá-los facilmente aos seus planos de aula, como agilidade e flexibilidade.
  • Com o recurso de compartilhamento, você pode promover a criação de uma comunidade de aprendizagem STEAM em sua escola. Os professores podem encontrar, marcar e organizar os conteúdos de sua preferência relacionados ao STEAM. Podem criar listas de vídeos e compartilhar cada obra com os alunos para atividades fora da sala de aula de forma rápida e fácil, por e-mail, redes sociais, pelo LMS e/ou outros aplicativos.

Se você quer saber mais sobre o uso de vídeos na Educação Básica, conheça “Vídeos Educativos Online na Rotina da Escola” um Guia para Diretores, Coordenadores Pedagógicos, Gestores e Educadores em geral, que você pode baixar aqui.

Veja como implementar o uso de documentários e vídeos de ficção, jornalismo e outros gêneros educativos online como recurso didático em sua Escola. Tecnologia educacional moderna, eficaz e de fácil utilização e muito usada nos EUA e Europa.

BAIXE GRÁTIS

Um eBook publicado pela PaideiaPlay. 46 páginas.


COMO INTEGRAR VÍDEOS AO STEAM

A implementação de salas de aula centradas no STEAM é dividida, na maioria dos estudos, em cinco ou seis etapas, independentemente da disciplina trabalhada pelo professor. Em cada etapa o professor trabalha com um conteúdo a partir da identificação de uma questão ou problema central, chamada também de questão geradora.

Vejamos o conceito de cada etapa e como os vídeos podem ajudar na sua implementação.

 
1- A QUESTÃO GERADORA
Estabelecer uma pergunta essencial que resolva um problema real. Esta questão ou problema deve se relacionar com as áreas de conteúdo STEAM.
ESCOLHA DOS VIDEOS: Nesta etapa, um ou mais vídeos assistidos e debatidos em sala, terão a função de entregar informações relevantes para ajudar os alunos a definirem o tema. Preferência deve ser dada a obras investigativas, principalmente documentários, abordando um ou mais temas de forma aprofundada, sem perder a visão do todo. Por serem assistidos em projetores ou TVs grandes e na presença do professor, podem ser mais longos, com duração de 25-30 minutos.
 
2- INVESTIGAÇÃO E DESCOBERTA
Nesta etapa o aluno deve ser o protagonista na busca das informações.
ESCOLHA DOS VIDEOS: Documentários e outros gêneros audiovisuais online compartilhados pelo professor, para serem vistos fora da sala de aula (individualmente ou em grupo), terão um papel fundamental nesta etapa, por terem a capacidade de apresentar grande quantidade de informações de forma envolvente. Escolha um ou mais vídeos de abordagem mais específica e aprofundada, que, inclusive, ofereçam visões diferentes sobre o mesmo tema. Por serem assistidos individualmente, fora da sala de aula, em computadores ou telefones celulares, devem ter duração mais curta: ideal de 5-6 minutos, máxima de 12-15 minutos.
 
3- CONEXÃO/INTERDISCIPLINARIDADE
Nesta etapa os temas são trabalhados de forma integrada. A conexão entre informações de diferentes áreas do conhecimento deve ser incentivada, sendo este um fundamento do STEAM.
ESCOLHA DOS VIDEOS: Escolha vídeos de abordagem ampla, em que o tema seja analisado em suas diferentes facetas e correlações. Aproveite que a narrativa audiovisual tende a investigar fatos e/ou fenômenos de forma detalhada, mas sem se esquecer do contexto, da visão do todo, conectando as informações. Prefira assistir com a turma e para discutir o conteúdo depois da exibição. Com isso, podem ser selecionadas obras de abordagem mais complexa e duração mais longa.
 
4- APLICAÇÃO/CRIAÇÃO
Esta etapa busca desenvolver a experimentação e a criatividade nos alunos. Depois de mergulharem no problema, com base nas habilidades, processos e conhecimentos obtidos, eles definirão a solução.
ESCOLHA DOS VIDEOS: De forma opcional o professor pode indicar, se disponíveis, vídeos instrucionais (que ajudem no trabalho de solução) ou que abordem especificamente a solução proposta pelos alunos. Serão assistidos remotamente, de forma individual ou em grupo (devem ser mais curtos e menos complexos na abordagem).
 
5- APRESENTAÇÃO – PRODUTO FINAL
Depois que os alunos achegaram à solução do problema proposto, deverão compartilhá-la. O trabalho deve ser apresentado como forma de feedback e de expressão do próprio aluno, para concretizar o que foi aprendido e dar visibilidade ao trabalho feito.
ESCOLHA DOS VIDEOS: Também aqui o uso de vídeos é opcional. Um vídeo que ajude os alunos a apresentar e/ou defender a solução proposta, pode ser indicado pelo professor.
 
6- AVALIAÇÃO/REFLEXÃO
A avaliação é parte integrante do processo de ensino e aprendizagem e deve ser feita ao longo de todo o projeto, inclusive de forma coletiva, com momentos de autoavaliação e reflexão.
ESCOLHA DOS VIDEOS: Escolha um vídeo que ajude a proporcionar um fechamento do tema abordado. Deve ser assistido e debatido em sala, antes da avaliação.

CONCLUSÕES

Os fundamentos do STEAM estão na investigação, no pensamento crítico e na aprendizagem ativa e baseada em processos. Estas características têm forte relação com a forma de apresentar as informações dos bons documentários e vídeos educativos.

Por outro lado, as aulas e as abordagens STEAM se baseiam em questionamentos profundos. A indagação, a curiosidade, a capacidade de encontrar soluções para um problema e a criatividade na busca de soluções estão no cerne destas abordagens.  Por isso mesmo, os vídeos são, indiscutivelmente, uma ferramenta de grande valor na implementação desta metodologia.

Conte com a PaideiaPlay para turbinar o programa de STEAM de sua escola.


STEAM – APRENDIZAGEM ATIVA – TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS – PROJETO DE VIDA

Se você quer receber informações atualizadas sobre a PaideiaPlay e o uso de vídeos na Educação, clique aqui e cadastre-se na nossa Newsletter.


Saiba mais sobre o uso de vídeos na Educação:

Deixe um comentário