PAIDEIAPLAY

COMEÇA A FUNCIONAR A NOVA PLATAFORMA DE DOCUMENTÁRIOS E VÍDEOS EDUCATIVOS ONLINE PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

Ao longo dos últimos meses, em vários posts de Vídeo & Aprendizagem, mencionei a PaideiaPlay, a plataforma de documentários e vídeos educativos online para a educação básica, que agora estamos lançando. Antes de apresentá-la, vou contextualizar seu surgimento e contar como foi idealizada. 

O sonho começou em 2014 e transformou-se em projeto em 2016, com o nome Ciência na Tela. Tinha por objetivo produzir centenas de documentários e programas educacionais de curta duração, elaborados com base no currículo dos Ensinos Fundamental e Médio e disponibilizá-los em uma plataforma, organizados de forma a facilitar a seleção e o compartilhamento pelos professores. Naquele momento, eu não estava inventando nada de novo. Em muitos países, organizações públicas e privadas já ofereciam este recurso desde a popularização da internet de banda larga.

PRINCIPAIS PLATAFORMAS ONLINE DE CONTEÚDO EDUCACIONAL EM VÍDEO NOS ESTADOS UNIDOS E NA EUROPA

Nos Estados Unidos, por exemplo, são várias: PBS- LearningMedia, Swank  K-12 Streaming, Brain Pop,  Discovery Education, Curiosity Stream, entre outras, que atendem milhares de escolas, como mostrado abaixo (clique nas setas para visualizar os slides).  

Da mesma maneira, na Europa, as opções são numerosas. Na França, por exemplo, está a Lumni, na Alemanha, a Schul Filme Im Netz, e na Inglaterra, a ClickView, presente também na Austrália e Nova Zelândia, empresas mostradas em detalhe, abaixo.

O vídeo é um meio poderoso para reter a atenção e incentivar a imaginação e pode levar o espectador a qualquer lugar do mundo. Faz dele testemunha de fenômenos e experimentos científicos, e dá forma à informação verbal, além de ajudar a sistematizar o conhecimento. Integrado à abordagem dos conteúdos feita pelos professores e disponibilizado online, torna-se uma ferramenta efetiva de apoio à aprendizagem. Vem daí o enorme sucesso das plataformas de vídeos educacionais em todo o mundo.

PAIDEIAPLAY: INSPIRADA NA EXPERIÊNCIA DA CLICKVIEW – AUSTRÁLIA

A plataforma que mais me chamou atenção foi a ClickView, pela maneira como iniciou suas atividades, inovando e ganhando notoriedade ao oferecer um serviço de gravação e curadoria de conteúdos de programas da TV aberta, classificando-os pelo currículo e disponibilizando online, serviço que fez e ainda faz sucesso na Austrália. Em 2013, quando a ClickView estava começando, esta solução mostrou-se a mais adequada, considerando o alto custo de produção dos vídeos educacionais.

Este mesmo obstáculo dificultava a criação do Ciência na Tela, projeto que depois passou a se chamar PaideiaPlay. Por isso, em 2018, me convenci de que fazia todo o sentido adaptar a estratégia da ClickView, de curadoria de conteúdos existentes, só que para vídeos disponibilizados na internet.  Isto significaria enorme redução no custo de implantação da plataforma e, consequentemente, no preço do serviço para as escolas.

Foi assim que o sonho se transformou em um projeto, que agora se tornou realidade.

Existem milhares de documentários e vídeos educacionais de qualidade disponibilizados livremente na internet, que estão misturados a dezenas, talvez centenas de milhares de conteúdos que nada têm a ver com a educação. O que fizemos foi garimpar estes conteúdos, selecionando e mapeando vídeos pelo currículo, num longo e denso trabalho de curadoria. Pré-selecionamos aproximadamente 2500 vídeos e mapeamos pela BNCC, 1500 deles. Depois, desenvolvemos uma plataforma para disponibilizar este material na internet, a preços acessíveis.

Com alguns cliques, o professor pode buscar vídeos por segmento, ano, Unidade Temática, Objetos de Conhecimento e Habilidade, ou ainda pesquisar por palavras-chave do conteúdo. A plataforma gera, então, uma playlist, na qual o professor vai escolher um ou mais vídeos entre os indicados, para integrá-los a sua estratégia de ensino e, por fim, compartilhar com seus alunos. A página de cada vídeo mostra, além da tela de exibição, a sinopse, duração, fonte e os conteúdos abordados.  No quadro abaixo as telas de pesquisa e compartilhamento da PaideiaPlay.

A satisfação de lançar a PaideiaPlay é grande, primeiro porque conseguimos identificar um grande número de vídeos de ótima qualidade e organizá-los de forma a facilitar seu uso na educação. Segundo, por que os planos de assinatura para as escolas são acessíveis, sem limitação de compartilhamento e de acesso aos vídeos pelos alunos. A plataforma oferece, ainda, um período de testes grátis, para avaliação, de sete dias.

Acesse agora www.paideiaplay.com.br, para conhecer e testar gratuitamente.

Deixe um comentário