ENSINO REMOTO E O USO DE DOCUMENTÁRIOS E VÍDEOS EDUCACIONAIS

O VÍDEO COMO UMA INCRÍVEL FERRAMENTA DE APOIO À APRENDIZAGEM

Não sou educador por formação. Criei a Videosfera Audiovisual, produtora de conteúdos de ciência, tecnologia e meio-ambiente, o que me levou a conhecer a teoria e a prática do processo de ensino/aprendizagem. Foi quando percebi a importância dos documentários e dos vídeos educacionais para a educação e o quanto são pouco usados no Brasil. Disponibilizados online, escolhidos em função do conteúdo estudado e contextualizados na abordagem do professor, os vídeos são uma excelente ferramenta de apoio à aprendizagem.  São potencialmente úteis na rotina escolar e ainda mais no ensino remoto, destes tempos de pandemia.

Aqui, no blog Vídeo & Aprendizagem, vou mostrar como tornar o vídeo um diferencial para as atividades de ensino e exemplos de atividades usando vídeos, com ênfase nas atividades remotas.  Vou também divulgar meu projeto de plataforma de vídeos para a educação.

O USO ROTINEIRO DE VÍDEOS NO ENSINO REMOTO E PRESENCIAL

O cultivo da banana, a Mata Atlântica e a vida no solo: vídeos distribuídos para as escolas, pelo centro de mídias educacionais, na Alemanha, que conheci no ano de 2005.

No ano de 2005, produzi documentários para o Museu de História Natural de Karlsruhe/Alemanha (Staatliches Museum für Naturkunde – Karlsruhe), que abordavam as pesquisas deles nos trópicos. Além da exibição na sala de projeções do Museu, estes filmes estiveram em dois canais de TVs e foram adquiridos pelo Centro de Mídias de Baden-Württempberg (Landesmedienzentrum – LMZ) para distribuição em escolas, em kits contendo dvd’s e material de apoio. Isso me deixou impressionado: no Brasil não havia nada parecido.

Nesta mesma época fui convidado pelo CPT (Centro de Produções Técnicas) para elaborar videocursos de formação continuada para professores. O primeiro deles, Musicalização Infantil, abordando sensibilização musical na educação infantil, teve ótima repercussão, sendo destaque no Cinecien’06 – Festival de Cine e Vídeo Científico do Mercosul. Isso me motivou a uma contínua e crescente atuação na área. Por 10 anos, trabalhei com grandes pesquisadores da educação, filmei em dezenas de escolas públicas e privadas, conheci diretores, coordenadores pedagógicos e professores, com quem debati o baixo uso de audiovisuais na rotina das escolas.

UMA PLATAFORMA BRASILEIRA DE VÍDEOS EDUCACIONAIS ONLINE

Em 2015 comecei a pensar em como viabilizar uma espécie de Netflix para a educação. Pesquisei o tema e o mercado, descobrindo empresas que faziam este papel nos Estados Unidos e na Europa. Conheci a Clickview, da Austrália, presente também na Nova Zelândia, Inglaterra, EUA, África do Sul e Canadá. A forma como esta empresa começou em 2010 foi inusitada: gravando programas da TV aberta, fazendo a curadoria dos conteúdos e os classificando pelo currículo, para disponibilizar online.

Em 2017, comecei o projeto Ciência na Tela, com o objetivo de produzir 300 documentários e programas educacionais mapeados pelo currículo para os Ensinos Fundamental e Médio. Produzi oito documentários (pilotos), enquanto buscava parceiros para o projeto. As dificuldades em conseguir recursos para produção de centenas de vídeos me levaram, em 2018, a partir para a primeira ideia da Clickview, de curadoria de conteúdos existentes para a educação, só que adaptada a internet.

Existem milhares de documentários e vídeos educacionais de boa qualidade disponibilizados livremente na internet, mas perdidos entre dezenas, talvez centenas de milhares de conteúdos que nada têm a ver com educação. Apoiado por uma equipe multidisciplinar, comecei a garimpar estes conteúdos, selecionar e mapear vídeos pelo currículo, num longo e denso trabalho de curadoria. Pré-selecionei 2500 vídeos e mapeei pela BNCC, 1500 deles. Iniciei a criação de uma plataforma para disponibilizar este material, a baixo custo, na internet: a PaideiaPlay. Nela, com poucos cliques, o professor pesquisa por segmento, ano, Unidade Temática, Habilidade e conteúdo, escolhe um ou mais vídeos entre os indicados, assiste ou compartilha com seus alunos.

METODOLOGIAS ATIVAS PARA ENSINO REMOTO

PaideiaPlay é um serviço de curadoria de vídeos educacionais por assinatura para escolas do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Em meio a este trabalho, chegamos a 2020. O ano em que a pandemia castigou o mundo, uns países mais, outros menos. Em especial, crianças e adolescentes têm sido extremamente prejudicados pela privação das atividades escolares, alguns parcialmente, muitos totalmente. Imaginando o quanto a PaideiaPlay pode ser útil neste contexto de ensino remoto, intensifiquei o trabalho de elaboração da plataforma, que lançamos em julho de 2021.

Seja bem-vindo e vamos juntos explorar a potencialidades do audiovisual na educação.

Atualizado em 26 de julho de 2021.

Deixe um comentário